Quem nunca passou pela chatice de manchar aquela peça de roupa preferida com uma nódoa?? Mantenha a calma, pode haver salvação! 😉 A Mafricentro dá-lhe algumas dicas para eliminar as nódoas mais comuns.
Nota: Já existem máquinas de roupa com a função “nódoas”, onde o próprio equipamento escolhe o tratamento adequado, o que pode ajudar no processo. No entanto, deixamos abaixo algumas soluções caseiras que pode experimentar.
1. Batom
Antes de colocar a peça para lavar na máquina, experimente amaciar a nódoa com óleo de eucalipto ou glicerina. Para as nódoas mais difíceis poderá utilizar uma solução de amoníaco.
2. Café
Nódoas recentes:
Se for nódoa de café com leite molhe o local com água quente. Depois, aplique glicerina quente na nódoa e lave com água quente.
Se falamos em nódoas de café escuro, trate-as com água quente e sabão.
Nódoas antigas:
Para nódoas de café mais antigas, adicione uma pitada de sal à água com sabão e tape a nódoa com glicerina e gema de ovo. Aguarde cerca de trinta minutos. Passe a peça por água fria e só depois por água quente.
3. Cera
A malvada cera! Se tiver uma peça têxtil com nódoa de cera incolor, raspe o excesso em primeiro lugar. Depois coloque papel absorvente (ou de cozinha) em cima e em baixo do tecido e engome a uma temperatura baixa com movimentos de dentro para fora à volta da cera. Vá mudando o papel durante o processo.
Se a cera for de cor, pode colocar a peça no congelador. Depois raspe cuidadosamente para retirar a cera.
4. Chocolate
Se sujar uma peça de roupa com nódoa de chocolate, comece por retirar o excesso com a ponta de uma faca. Faça uma mistura de álcool ou glicerina com gema de ovo, aplique em cima da nódoa e deixe atuar. Em primeiro lugar lave a peça com água fria e depois com uma água quente e sabão.
Outra solução é a água com gás. Molhe a mancha com água com gás e deixe atuar por cerca de 15 minutos. Esfregue com escova macia ou um pano branco e de seguida enxague.
5. Desodorizante
Para eliminar nódoas de desodorizante utilize uma solução de ácido 5% de ácido cítrico antes da lavagem.
Uma opção mais caseira é juntar água e sumo de limão em partes iguais. Aplique a mistura diretamente na nódoa e deixe secar ao sol. Depois passe por água e faça a lavagem habitual.
6. Gordura
Na maior parte dos casos, basta um detergente ou água com sabão morna e uma lavagem na máquina.
Do tempo dos nossos avós vem a dica da fécula de batata. Passe a fécula de batata para absorver a gordura e depois esfregue. Caso a nódoa não desapareça, utilize, por exemplo, água mineral ou uma mistura de sabão e uma lavagem a quente.
Outra solução é o álcool etílico, álcool ou solução com sabão. As nódoas de gordura desaparecem tão rapidamente como aparecem quando são tratadas com um spray de remoção de nódoas com benzina. Por fim, lavar com detergente líquido.
Em gravatas:
Aplicar um pouco de pó talco com a ponta de uma faca e deixar secar. Depois, remover delicadamente com um pouco de algodão.